Obrigado Cize - Site Especial Cesária Évora - SAPO Cabo Verde

Dois anos sem Cize

Cesária Évora, a diva dos pés descalços, partiu há dois anos, a 17 de Dezembro de 2011 e deixou um grande vazio na música nacional.

Rainha nos palcos internacionais, a artista que marcou de forma inegável o cenário da música de Cabo Verde e do mundo continua a ser lembrada pela sua voz, pelas mensagens da sua música e pela simplicidade que sempre a acompanhou.

A 27 de Agosto, o dia em que a cantora faria 72 anos, o país esteve descalço em homenagem ao seu trabalho. O movimento foi organizado pelo jornalista Moisés Évora e promete ser continuado nos próximos anos.

O seu último disco "Mãe Carinhosa" foi lançado mundialmente a 3 de Março com faixas gravadas de 1997 a 2006. Os treze temas do disco são: Sentimento, Tchon de França, Mãe Carinhosa, Dor di Sodade, Talvez, Dos Palavras, Essencia d’Vida, Quem tem Ódio, Cabo-Verdianos de Angola, Emigue Ingrote, Esperança, Cmê Catchorr, e Nos Cabo Verde.

No primeiro ano de aniversário da morte de Cesária Évora, a cantora Lura dedicou o tema "Nôs Diva" à artista falecida que inspirou as gerações vindouras. A letra relembra a vida, o carácter, o talento e a personalidade de Cesária Évora que cantou na rua de pés descalços até ao dia em que os palcos internacionais a descobriram.

A sua memória tem sido homenageada desde o primeiro momento que deixou o cenário da música. Histórias das suas particularidades são relembradas por quem conviveu com a diva.

As suas marcas na música e na história de Cabo Verde são indubitáveis. A diva chegou até a dar nome a duas ruas em França e foi diversas vezes referenciada por figuras internacionais.

A sua partida física deixou uma grande herança ao país que a relembra a cada momento especial da música.

Recentemente o seu último trabalho "Mãe Carinhosa" foi nomeado para para Melhor Álbum de World Music de 2013 do portal de música, juntamente com "Serenata" de Zé Luis. A decisão final é do público e no final de 2013 serão divulgados os resultados do site online.

Deixe a sua mensagem aqui

@SAPO