Obrigado Cize - Site Especial Cesária Évora - SAPO Cabo Verde

Fotógrafo alemão faz exposição dedicada a Cesária Évora no CCM

Vinte e seis fotografias de Cesária Évora vão estar patentes ao público no Centro Cultural do Mindelo, a partir de hoje e até início de Janeiro, para assinalar o segundo aniversário da morte da cantora.

Além de marcar o passamento da artista, a 17 de Dezembro de 2011, a exposição, uma iniciativa conjunta do fotógrafo alemão Joe Wuerfel e Centro Cultural do Mindelo, celebra o Mês da Morna, sendo que o resultado da venda das fotografias irá reverter-se, por iniciativa do fotógrafo, a favor do Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).

Joe Wuerfel explicou à Inforpress o porquê da iniciativa. “Mindelo tem muitas crianças pobres. E eu tenho uma situação financeira folgada. Então quero proporcionar-lhes momentos felizes. E, de resto, Cesária gostava muito de crianças”.

O fotógrafo diz que conheceu Cesária Évora em Zurique, na Suíça, em 2000, atrás do palco onde a cantora ia dar um concerto.

Fez-lhe logo ali as primeiras das centenas de fotos que lhe havia de tirar, nomeadamente para publicidade e capas de CD.

O alemão recorda o humor e o sorriso da artista e diz que conserva dela “fotos muito boas”.

Joe Wuerfel, 60 anos, nunca fez outra coisa na vida senão fotografias, profissão que já o levou aos quatro cantos do mundo.

A Cabo Verde ele chegou pela primeira vez há 15 anos, mas há apenas três fixou residência no Mindelo, cidade que parece tê-lo conquistado definitivamente, e onde já construiu casa própria.

Cesária Évora faleceu no seu Mindelo natal a 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, vítima de complicações cardíacos. O funeral ocorreu três dias depois, na mesma cidade, com honras de Estado.


INFORPRESS