Obrigado Cize - Site Especial Cesária Évora - SAPO Cabo Verde

Disco “Mãe Carinhosa” lançado mundialmente a 3 de Março

“Mãe Carinhosa” que é igualmente o nome do álbum vai estar à venda a partir do 3 de Março. O álbum tem 13 faixas gravadas entre 1997 (Cabo Verde) até 2006 (Rogamar). O primeiro single do álbum de inéditos de Cesária Évora já está disponível desde o dia 21 de Janeiro.

Segundo a produtora Lusafrica, o último disco de Cize, falecida a 17 de Dezembro de 2011, “não é realmente um álbum póstumo, pois foi gravado como todos os outros, com a mesma paixão e vontade”. O comunicado oficial da produtora esclarece ainda “ que durante os cerca de 20 anos, que Cesária Évora passou em tournées pelo mundo … foi sistematicamente gravando mais temas do que os necessários para cada novo álbum”. 

Assim “sem deliberadamente acumular esse material”, a equipa que acompanhou a cantora ao longo da sua carreira foi reunindo “um conjunto de temas que nunca tinham integrado qualquer um dos seus álbuns”, e são estes temas que agora integram o álbum “Mãe Carinhosa”. Segundo Djô da Silva, “há uma grande expectativa por parte da imprensa francesa, e não só, por este disco, por ser a seu último de originais".

Os treze temas do disco são: Sentimento, Tchon de França, Mãe Carinhosa, Dor di Sodade, Talvez, Dos Palavras, Essencia d’Vida, Quem tem Ódio, Cabo-Verdianos de Angola, Emigue Ingrote, Esperança, Cmê Catchorr, e Nos Cabo Verde.

Muitos dos temas que Djô da Silva escolheu para o álbum são dos "veteranos", B.Leza (as mornas “Dor di Sodade” e “Talvez”), Manuel de Novas (“Cmê Catchôrr”), Epifania Évora (Tututa, com o tema de abertura do álbum - “Sentimento”,), Gregório Gonçalves e Frank Cavaquinho. E ainda “a nova geração de músicos cabo-verdianos e que foram cantados por Cesária: Teófilo Chantre, com o “Mãe Carinhosa”, Jon Luz com o tema “Emigue Ingrote”, Nando da Cruz com “Esperança” e “Tchon de França”. “A diva também se encantava com letras cáusticas, como a de “Quen Tem Ódio”, ajuste de contas entre dois grupos de carnaval no Mindelo dos anos 60.”

O lançamento mundial do disco acontece a 3 de Março. Oiça a música "Mãe Carinhosa":



@SAPO