Obrigado Cize - Site Especial Cesária Évora - SAPO Cabo Verde

Ismael Lo fala da Diva dos Pés Descalços

O músico e cantor Ismael Lo, em entrevista ao SAPO, falou da experiência de ter gravado o tema "África Nossa" com Cesária Évora.

Como foi gravar com a Cesária Évora?

Ismael Lo: Foi antes de tudo um grande prazer, porque a Cesária é uma grande Diva da música Africana. Sou fã e estimo-a muito.

Uma vez que a Cesária Évora só fala em crioulo, como é que comunicavam?

IL: Eu não falo crioulo, no geral percebo algumas palavras, mas por norma o seu manager, José da Silva fazia a tradução. Nada difícil, porque Senegal e Cabo Verde são países irmãos e conseguimos sempre nos compreender.

O que é que sente quando ouve a música da Cesária Évora ? Foi ela que lhe apresentou a música cabo-verdiana ou já conhecia?

IL: Sinto muito prazer ou ouvir as músicas da Cesária. Tenho a dizer que já conhecia este tipo de música, eu cresci a ouvi-la, e há uma grande comunidade de cabo-verdianos a viver no Senegal, e admito que a Cesária revolucionou no plano local e para la das nossas fronteiras.

Já esteve em palco com a Cesária? Em que espectáculo?

IL:Não tive a sorte de cantar com ela em palco, mas tivemos a oportunidade de nos cruzarmos por diversas vezes, em vários festivais pelo mundo.

Qual é a sua música preferida da Cesária e porquê?

IL: Com certeza "África Nossa". Eu sou Pan-africano e a Cesária também e como indica a música, ainda sonho em ver os Estados Unidos de África.

Vai sentir saudades de ver a Cesária Évora em palco?

IL:Muito. Gostaria de a ver novamente em palco, mas infelizmente soube com tristeza que ela pôs fim à carreira